Dicionário

ANTIMAGNÉTICO
Projetado contra os efeitos de campos magnéticos, que podem afetar a precisão do movimento. Um sintoma que sugere a magnetização do relógio acontece quando seu funcionamento é devagar.

CALENDÁRIO ANUAL
Mecanismo de calendário que ajusta automaticamente para as diferentes durações dos meses. Precisa ser redefinido apenas uma vez por ano, no final de fevereiro, devido aos anos bissextos.

CALENDÁRIO PERPÉTUO
Mecanismo de calendário que ajusta automaticamente para as durações irregulares dos 12 meses, incluindo anos bissextos.

CALIBRE
Modelo específico de movimento, usualmente denotado pelo número ou nome alfanumérico (como o Calibre 430P ou o Calibre 1400).

COMPLICAÇÃO
São as funções adicionais do relógio, além das básicas de mostrar hora e data. Demonstram a capacidade técnica do fabricante, principalmente quando são desenvolvidas internamente. As complicações mais comuns são reserva de energia, calendário perpétuo, turbilhão e fases da lua.

CRONÓGRAFO
Dispositivo que mede o tempo decorrido, ou seja, um cronômetro. Relógios de cronógrafo mais modernos estão equipados com um ponteiro de segundos central, montado para mostrar os segundos decorridos, e um submostrador (ou submostradores) para mostrar os minutos decorridos e, em alguns relógios, as horas decorridas.

MOVIMENTO ESQUELETIZADO
Movimento cujos componentes foram perfurados de modo que apenas os metais absolutamente necessários para cada função permanecem. Desse modo, é possível ver o movimento através das peças.

RELÓGIO DE QUARTZO
Relógio eletrônico no qual as oscilações do cristal de quartzo são usadas para regular o tempo.

RELÓGIO MECÂNICO (MANUAL E AUTOMÁTICO)
Alimentado por uma mola principal e regulado pelo balanço. Há dois tipos: manual e automático. No movimento manual, a mola principal deve ser girada virando a coroa do relógio. Já no movimento automático, a mola principal é girada por meio de um rotor interno que oscila em torno de seu eixo quando o usuário movimenta o braço.

RESERVA DE ENERGIA
A duração do tempo em que o movimento mecânico vai funcionar sem precisar dar corda. A maioria dos relógios mecânicos tem reservas de energia de 36 a 48 horas.

SELO DE GENEBRA
Selo de qualidade concedido por um escritório independente em Genebra para movimentos de relógio submetidos para inspeção. Para receber o selo, o movimento deve obedecer 12 critérios relacionados com a qualidade do acabamento e materiais empregados.

TURBILHÃO
Projetado para compensar erros no tempo causados por efeitos da gravidade em relógios mecânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário