terça-feira, 3 de janeiro de 2012

POR AÍ: O tempo (e seu fim) para os Maias


A Lei Natural do Tempo afirma que existe uma única frequência de tempo que unifica a ordem inteira galáctica desde o seu componente maior até ao mais ínfimo da existência. Essa frequência de tempo é a relação 13:20. A matemática do Calendário Maia revela a matemática Universal da Quarta Dimensão, estudada por Einstein.

A grande importância dada pelos maias à medição do tempo decorre da concepção que tinham, de que tempo e espaço em verdade tratam-se de uma só coisa e que flui, não linearmente como na conceção européia ocidental, mas circularmente, isto é, em ciclos repetitivos. Esse é o conceito Najt, representado por uma espiral. Portanto, acreditava-se que, conhecendo o passado e transportando as ocorrências para o idêntico dia do ciclo futuro, os acontecimentos basicamente se repetiriam, podendo-se assim, prever o futuro e exercer poder sobre ele.

Estudiosos defendem que a observação da repetição cíclica das estações do ano e seus eventos climáticos, dos ciclos vegetativos e reprodutivos das plantas e dos animais, sincronizada à repetição do curso dos astros na abóbada celeste, teria inspirado os Maias à criação de seus eficientes calendários. E é no plural mesmo: são pelo menos 3 calendários importantes (Tzolkin, Haab e Katun) fora as combinações entre eles e os considerados menores. Mesmo sendo criados sem as correções atuais do ano bissexto gregoriano, os calendários maias apresentam um erro anual de 37 centésimos de segundo com relação ao ano solar verdadeiro, enquanto o nosso calendário apresenta um erro anual de aproximadamente 26 segundos! Ou seja, mesmo com toda a tecnologia atual, a civilização maia foi mais precisa, rigorosa e - por que não? - genial!

A interpretação incorreta dos calendários maias gerou a crença do fim do mundo no dia 21 de dezembro de 2012. Esta data é, na verdade, apenas o fim de um ciclo e não o fim dos tempos. Porém, os maias acreditavam que, ao final de cada ciclo de 7885 anos, o universo era destruído e recriado. Portanto, o fim do mundo será em 12 de Outubro de 4772!

Agora todos podem relaxar e ver uma boa explicação sobre os calendários maias e o fim do mundo no meu outro blog Mito+Graphos.

Um comentário: