sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A SUA HORA: Jóias

O primeiro A SUA HORA de 2011 é bem diferente. Nossa leitora mandou fotos de algumas de suas jóias que na verdade são relógios! Tem anel, colar e pulseira! Vejam:


Bom... pulseira já é mais relógio mesmo, mas os outros são incríveis! Aliás, deve ser BEM difícil ler a a hora no anel... Mesmo assim, muito legal!
E você? Quer colocar o seu relógio por aqui? Mande foto e história para hminsec@gmail.com!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Movimento espiral

The Spiral Clock é muito doido. Pelo o que eu entendi, a esfera vermelha fica apoiada na espiral que gira por 12 horas, parecendo que ela está fixa. Ao chegar no 12, a bola entra no buraco e sai próxima ao 1.


Na imagem, a esfera vermelha está entre o 4 e o 5, mais próxima do 5. Existem 3 traços entre os números (15, 30 e 45 minutos). Sendo assim, pelos relógios acima, seriam 4 horas e 45 minutos.

Foi criado pelos ingleses Will Aspinall e Neil Lambeth. São assinados e possuem numeração individual. No site, é possível encontrar versões com mais variações de cor e fundos especiais. Também existe a versão sem os marcadores (ver abaixo).

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O futuro na vertical

O designer Jonathan Frey resolver usar e-ink* para criar o Horodron HD-01. O belo relógio de metal preto e cromado mostra as informações de data na vertical e a hora na horizontal, mas ao olhar o relógio no pulso, as direções mudam.


* A tecnologia e-ink é o termo que designa tecnologias que procuram imitar o papel convencional com uma impressão eletrônica de textos e imagens, que podem ser apagadas ou alteradas a qualquer momento sem necessidade de um novo papel. O princípio é simples: o papel é constituído de um "sanduíche" de camadas transparentes e microesferas nas três cores básicas do sistema RGB, ou preto e branco para os equipamentos monocromáticos. Uma imagem "virtual elétrica" é formada de acordo com a distribuição e a recombinação das esferas no interior o e-paper, formando novas imagens. [Via Wikipedia]

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

POR AÍ: Relógio solar

Outra seção sendo inaugurada por aqui! Sempre que eu passar por algum lugar que tenha um relógio interessante, eu tentarei fotografar para colocar no POR AÍ! E eu começo com esse relógio solar que fotografei hoje no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.


Na placa está escrito:
Relógio Solar: um dos mais antigos dispositivos inventados para marcar o tempo. Seu princípio de baseia no movimento aparente do sol. Esses relógios marcam a hora solar, que pode não corresponder exatamente à hora civil, podendo diferir em alguns minutos. A hora solar não leva em consideração a longitude do lugar, a equação do tempo, nem a eventual hora de verão. Para se obter a hora civil a partir do relógio solar, deve-se somar ou subtrair os minutos apresentados no gráfico abaixo. Durante a vigência do horário de verão, acrescenta-se uma hora.
Achei incrível!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Líquido

A gente já viu por aqui que o designer Andy Kurovets gosta de inventar relógios com leitores que beiram a surrealidade... Agora ele resolveu levar essa história de modernidade líquida ao pé da letra e criou o Liquid Time (também chamado de From Nowhere to Nowhere).


Com duas peças de LCD especiais e uma tipografia criada exclusivamente para a peça, o designer queria que você realmente sentisse o tempo passar como numa ampulheta.


Parece de verdade, que foi realmente feito... mas não encontrei locais de venda. Pode ser só um conceito-arte, feito nessas três peças únicas (prata, preto e vermelho). Doido e o maior barato!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Digital total (com magia?)

Se você quer um relógio de mesa que seja digital e só... compre o Fascinations' Time Squared LED Clock. O nome é grande mas o relógio é mais do que simples.


Só que a empresa que o criou (Fascinations) diz que até mágicos foram contratados para desenvolver esse relógio... HÃ??? Bom... tinha em vermelho e azul na Amazon, mas as críticas diziam que a leitura não era boa.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Customize!

O designer Robert Dabi criou o Ziiiro Watch com inúmeras possibilidades de composição. O nome vem da palavra "zero" em inglês (fala-se zirou). O leitor possui a mesma idéia: duas faixas de ponta redonda que giram para informar as horas (a mais grossa) e os minutos (a mais fina). Me lembrei do Timension...


A inovação está na pulseira. O Gravity é uma pulseira rígida que permite que você troque o leitor e, consequentemente, variar as cores.


O Mercury possui uma pulseira de aço inox flexível. Pode ser prata ou preta.


No site da Ziiiro, tem outras versões.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Monólito!

O nome já diz tudo: Monolith! E as imagens explicam melhor ainda:


Foi criado por Emre Bakir e Mustafa Karakus, do estúdio turco Negrocobre Design Studio, e ganhou um Red Dot Award em 2010. A ideia era transmitir que o senso de design vem de épocas antigas, quando as primeiras civilizações utilizavam várias dimensões para entender o tempo.

Não sei se isso é um conceito ou uma peça real. Só sei que é tratado por alguns como arte. Deve ser feito ou em vidro polido ou plástico com estrutura de LED, podendo, assim, ter várias cores.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

De papel!

Na onda da customização, por que não um relógio de papel? Isso mesmo... DE PAPEL!!! Que você possa desenhar o que você quiser!!!


Claro que é feito com um papel super resistente, mas mesmo assim o Paper Watch me deixou encucadíssimo! E o suor? E a chuva? Como assim???

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Simples inversão

Estamos tão acostumados com a forma convencional de leitura do tempo (ponteiros rotativos e números fixos) que podemos esquecer o quão simples pode ser uma inversão...

O designer indiano Pushkar Ingale conceituou duas versões para o UnTime Clock utilizando apenas discos numerados e rotativos e um indicador fixo diferente.

07:25 pela seta cortada no painel de madeira.

07:25 no meio dos discos.

Bem legal.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Na memória

Para a exposição Imprints: Designing for Memories, a designer Chan Wai Lim (do Little Thoughts Group) utilizou sua memória da infância em Cingapura na década de 1970 para criar o diferente Kampong Cuckoo.


O cuco não tem as 12 horas convencionais que fazem os ponteiros girarem 2 vezes completas. Ele possui as 24 horas convencionais porque cada uma tem um som diferente.
1am: mosquito
2am: coruja
3am: morcegos
4am: grilo
5am: rato
6am: galo
7am: roupa sendo lavada
8am: pedalada de bicicleta
9am: animais domésticos
10am: jogos de kampong
11am: máquina de costura
12pm: papagaio
1pm: lagoa
2pm: jogo "goh li" (bolinhas de gude)
3pm: galinheiro
4pm: feira
5pm: leitura e escrita
6pm: cozinha
7pm: show favorito
8pm: música
9pm: programa de TV
10pm: contar ovelhas para dormir
11pm: insetos de kampong
12pm: ronco
Ouçam:



ARGILA!!! A louca fez todas as imagens em ARGILA!!!


O cuco ainda tem uma chavinha magnetizada (é o passarinho vermelho!) que abre o relógio para revelar as baterias e umas interessantes prateleiras. UAU!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Mórbida mesmo!

Cara... a Mr. Jones é mórbida mesmo! Depois da caveirinha de ontem, achei esse relógio que filosofa sobre o lado entrópico da vida... que a única certeza na vida é que nós vamos morrer mesmo! O Accurate quer lembrar a gente a cada minuto que é menos um de vida com os ponteiros formando a frase remember you will die! E a face ainda é espelhada pra lembrar que é com você mesmo que ele está falando! Sai daqui!!!


Tem preto e metal, mas... fala sério... você quer?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Morbidez

A marca Mr. Jones é louca. Eles gostam de fazer relógios bem provocativos, alguns ligando a passagem do tempo à morte. Como o The Last Laugh.


Foi criado pelo designer e comediante William Andrews que diz que a caveira se refere ao conceito da lágrima do palhaço, uma convicção de que esses personagens são tristes por viverem em busca da risada no fim. Que mórbido! E triste!


Sem ponteiros, as horas são mostradas nos dentes! Só foram feitas 100 unidades numeradas e assinadas que já esgotaram. Vinham numa caixa assinada pela artista Hannah Davies.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Tron - O legado

O título do post é do filme, mas é pra dizer que o a estética neon criada em 1982 por Moebius voltou com força total. Já falamos de um relógio-conceito Tron aqui. Agora tem outro que parece ter o apoio da Disney, dona dos direitos do filme.


O designer Abhinav Dapke criou essa pulseira onde as horas são apresentadas pela tipografia criada para o filme, enquanto os minutos são contados por pontos hexadecimais para cada 5 minutos.


Futurista, não?