segunda-feira, 1 de agosto de 2011

POR AÍ: Intihuatana


Acabo de voltar da incrível cidade de Machu Picchu, no Peru. Lá é possível conhecer o Intihuatana, o relógio solar inca, até hoje considerado um centro de energia mística. "Inti", em quechua - a língua inca - significa "sol" e "huata" se assemelha a "amarrar". Sendo assim, Intihuatana seria a pedra que "amarra o sol", ou seja, aquela que através do sol é capaz de dar inúmeras informações.

Essa única rocha de granito fabulosamente trabalhada tem uma altura próxima de 1,5 metros e uma base de 2 metros de diâmetro! É possível que possa ser muito mais do que um relógio, mas também um calendário agrícola anual a partir dos solstícios de inverno e de verão. A torre quadrangular superior possui seus vértices posicionados para os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.

E posso garantir que essa pedra não é a única coisa espetacular nesse lugar. Toda a arquitetura inca é de impressionar e também pra gente repensar o que andamos fazendo no mundo.

2 comentários:

  1. Repensar o que andamos fazendo pelo mundo e ter a humildade de reconhecer que a vida inteligente na Terra não está diretamente relacionada ao aparato técnico-científico contemporâneo.
    As construções deixadas por esse povo praticamente dizimado pela ganância da Europa mercantilista demonstram, de certa forma, a nossa pequenez.
    Eu disse um povo praticamente dizimado mas que ainda sabe ter muito orgulho de suas origens.

    ResponderExcluir
  2. Alienigenas reptilianos com tecnologia mto longe mesmo...revelaçao extraterrestre explcíta 2 3 4 e 5

    ResponderExcluir