sábado, 20 de novembro de 2010

Um belo cronógrafo

O site era em russo e tive um pouco de dificuldade de traduzir, mas achei que merecia um post pela beleza. Este é o Blue Wave, da Grieb & Benzinger, com revestimento de platina e baseado no cronógrafo Minerva de 1925.

Minerva
é o nome de um dos mais renomados produtores de cronógrafos do mundo no início do século XX. Cronógrafos já eram conhecidos no início do século XIX, porém, foi essa empresa que colocou minutos nos contadores.


Pra quem não sabe (e eu não sabia), um cronógrafo - do grego chrónos, "tempo", e gráphein, "escrever" - é um relógio convencional que contém um mecanismo adicional controlado por botões, para iniciar, parar e resetar um ponteiro de segundos normalmente localizado no centro do mostrador. A maioria dos cronógrafos também conta com acumuladores que registram a passagem dos minutos e, às vezes, das horas. Quando o botão para resetar é pressionado, o ponteiro de segundos, assim como os acumuladores, voltam para a marcação inicial. Dependendo da freqüência do balanço, cronógrafos mecânicos podem medir até frações de segundo. Cronógrafos são diferentes de cronômetros, que são instrumentos de precisão, para medir intervalos de tempo com aproximação de décimo de segundo ou menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário