terça-feira, 11 de maio de 2010

As engrenagens e medidas do tempo

Quem me conhece sabe que agora não uso relógio. Por três razões básicas:
  1. Quando usava, ficava meio paranóico, olhando toda hora o tempo passar, e acabava ficando mais ansioso do que sou.
  2. Meu pulso fino me impede de utilizar os modelos masculinos que são todos "cebolão".
  3. Acho que faltei a aula do jardim de infância que ensinava a ver ponteiros... quando me perguntavam a hora, eu ficava fazendo vários cálculos múltiplos de 5 para poder chegar a uma resposta.
Até tenho ensaiado um retorno ao uso como enfeite, só um acessório. Mas o costume se foi. Tenho usado como cronômetro/polar para marcar o tempo de minhas corridinhas escassas. Só que os relógios que tenho visto realmente me intrigam e me fazem pensar sobre o tempo em si.

Vejam esse projeto do designer grego Alexandros Stasinopoulos, o Ora Watch!

Alexandros volta ao analógico para mostrar que o trabalho de um designer vai no conceito inicial do projeto/objeto. Em suas palavras:
O propósito dos relógios analógicos não é somente mostrar o tempo. Eles são, e devem ser, a apresentação das habilidades humanas em engenharia, estética e perícias artesanais, para mencionar algumas. É essencial para um relógio analógico refletir esses valores através de sua forma e função e avanço tecnológico.

Tem em várias cores e diferentes materiais. Doido, não?

Um comentário:

  1. Como objeto de arte e design tudo bem, mas é de uma complexidade que minha parca inteligência não alcançou.
    Os que entenderam bem, por favor, me expliquem.

    ResponderExcluir